APÓS DENÚNCIAS ANÔNIMAS ATRAVÉS DO CANAL DE DENÚNCIAS DO SINDICATO, BRITAGEM NO MUNICÍPIO DE GAROPABA É INTERDITADA!

O SINDICATO DOS TRABALHADORES MINEIROS NA EXTRAÇÃO DE CARVÃO, PEDRAS, CALCÁRIOS E AREIAS DE CRICIÚMA E REGIÃO DE SANTA CATARINA, vem por meio desta nota informar a toda categoria e interessados que desde meados de 2022 vem recebendo diversas denúncias em relação a empresa QUALIDADE MINERAÇÃO LTDA., situação do município de Garopaba/SC, tanto de trabalhadores como de seus próprios familiares (inclusive da vizinhança), que não está sendo propiciado ao trabalhador as mínimas condições seguras de trabalho. Além disso, descumprem mensalmente a legislação trabalhista, não realizando o pagamento das horas extras, mesmo havendo constante desenvolvimento de atividade laboral em domingo e feriados. A entidade sindical não mediu esforços para solucionar os problemas de forma extrajudicial, sem sucesso. Diante disso não restou alternativa ao sindicato, senão, acionar os órgãos públicos competentes. Mesmo parcialmente interditada desde a inspeção do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Sindicato dos Mineiros na última terça-feira dia 28/05, a empresa descumpriu a ordem ministerial, e na manhã dessa segunda-feira, membros da diretoria do sindicato e do movimento sindical Sul paralisaram as atividades, em seguida acionaram mais uma vez o Ministério do Trabalho. O Fiscal de referido órgão compareceu na empresa, interviu novamente para mantê-la interditada parcialmente, ante a existência de risco eminente a saúde de integridade física dos trabalhadores. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concedeu cinco dias para a direção da empresa apresentar diversos documentos, a fim de serem analisados detalhadamente. Até mesmo o IMA, Instituto do meio Ambiente esteve presente, devido as denúncias de possíveis irregularidades ambientais.

O sindicato continuará acompanhando as investigações e tomando a medidas cabíveis sempre que necessário.