Equipamentos da mineração de carvão são apresentados para estudantes, em visita à Rio Deserto.
Estudantes do curso de empreendedorismo da Escola Municipal de Educação Básica Professora Iria Zandomênego De Luca, localizada no bairro Naspolini, em Criciúma, visitaram a Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, na última semana. Na ocasião, foram apresentados os setores e diversos equipamentos da mineração de carvão.
A atividade faz parte do Projeto Clube Jovem Empreendedor, promovido pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Na ação, as empresas estão apadrinhando escolas com o intuito de desenvolver competências empreendedoras nos estudantes.
Um dos momentos mais marcantes da visita na Rio Deserto foi a apresentação do Minerador Contínuo aos estudantes. A máquina, de grande porte, é monitorada por controle remoto e utilizada nas unidades de extração de carvão para o desmonte do minério, substituindo o uso de explosivos.
Durante toda a visita, os alunos foram orientados sobre os benefícios de dar sequência aos estudos, inclusive com cursos técnicos, que abrem portas para o mercado de trabalho. O Programa de Estágio e o Programa Jovem Aprendiz, da Rio Deserto, também foram mencionados.
Visita que desperta talentos
Um dos administradores da Rio Deserto, Valcir José Zanette, afirma que integrar o Projeto Clube Jovem Empreendedor é uma grande satisfação para a empresa. “Que possamos contribuir cada vez mais com os estudantes, motivando-os a seguir com os estudos e se aperfeiçoar”, ressalta.
Para a coordenadora de educação, Daniela Chagas Pacheco Garcia, a visita na Unidade Metalúrgica da Rio Deserto superou as expectativas. “É uma vivência que contribui expressivamente para o desenvolvimento dos estudantes, despertando grandes talentos”, disse.
O consultor e gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Edson Silva, explica que após as visitas realizadas, tanto na escola quanto na Rio Deserto, os alunos agora desenvolverão projetos. “A ideia é que os estudantes possam pensar e sugerir propostas para a empresa, proporcionando melhorias com base no que viram no decorrer do projeto”, sublinha.
Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto
Localizada em Siderópolis, a Unidade Metalúrgica, da Rio Deserto, presta serviço para as unidades de extração da empresa e conta, atualmente, com mais de 60 colaboradores. No local, são realizados serviços nas áreas de automotiva, hidráulica, fabricação, usinagem, elétrica, caldeiraria/soldagem, administrativo/almoxarifado, planejamento/controle de produção e projetos mecânicos.
Fonte: Redação Engeplus, em 19/09/2022 às 21:29
#sindmineirossc #mineirocommuitoorgulho #criciúma